Pular para o conteúdo principal

Fior di latte

Fior di latte é um tipo de mussarela feita a partir do leite (fresco) de vaca, mas não se engane, não é uma mussarela qualquer.
Tradicionalmente são aceitas a mussarela de búfala e a fior di latte numa pizza napolitana. Existem algumas diferenças entre elas na Itália, no Brasil, as diferenças são sensivelmente maiores.
Búfala x Fior di latte.
A de búfala normalmente é branca, a fior di latte, mais amarelada (na Itália a diferença de cor é bem menor). A búfala, mais hidratada, a fior, mais firme. Ambas, quando frescas, possuem um derretimento rápido.
Frias, a búfala, parece mais delicada, mas derretidas, a textura é muito parecida. Comparada com uma búfala não conservada no soro, a fior di latte leva vantagem em termos de textura, sabor e derretimento.
A fior di latte é mais barata que a mussarela de búfala, essa diferença no Brasil é ainda mais acentuada que na Itália.
A validade da fior di latte costuma ser muito curta, isso é ótimo pois exige sempre do fabricante um produto fresco.
Fior di latte x Mussarela normal.
Quase não se pode a fior di latte com uma mussarela normal, mesmo as de boa qualidade.
As mussarelas “normais”, quando derretidas, deixam comumente um resíduo oleoso ao seu redor. Mesmo as mais caras, importadas (da França por ex.) apresentam este problema. A fior di latte por ser mais pura, fresca não. As mussarelas convencionais de baixa qualidade então nem se fala.
O sabor entre elas é como dois queijos de tipos diferentes, quase como o “parmesão brasileiro” e o parmiggiano reggiano original.
Claro que tudo isso é um reflexo do preparo, da técnica e do cuidado com a matéria prima.
Fior-di-latte-4
Definição
Como características, a fior di latte é uma mussarela de alta qualidade, pura, sem oleosidade, de sabor mais marcante se comprada a qualquer mussarela de vaca vendida no mercado nacional.
Uso
Na Pellegrini usamos a fior di latte em duas pizzas, na Parma (parmesão, presunto cru, fior di latte e pesto) e na Famiglia Tomaso*, uma pizza branca, com fior di latte e copa.
Na Magherita, usamos a mussarela de búfala.
Onde encontrar fior di latte no Brasil?
Testamos na Pellegrini duas marcas a Balkis de excelente qualidade e a Gioia, nosso fornecedor oficial.
Gioia, fundada por um italiano em 1953, oferece produtos de alta qualidade, além da fior di latte, eles fazem manteiga, outros queijos e ricota fresca excepcionais.
Há uma loja aberta ao público na Av. Professor Alfonso Bovero, 474 –  Sumaré –  São Paulo. Fones: (11)3673-4151 e 3871-2047.
A fábrica fica em Atibaia.
Cuidados
Algumas marcas oferecem queijos mistos com leite de búfala e de vaca. Realmente não é uma boa. Você acaba tendo o pior dos dois mundos. Então optando por uma ou outra, procure a pureza, seja qual for a escolha.
*apenas nós temos essa pizza no mundo, ela foi encomendada pela própria família Tomaso, num dia de improviso 🙂

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fermentação e a borda napolitana (cornicione)

A fermentação é um dos processos mais importantes, se não o mais importante, na confecção de pães, bolos e claro, da pizza. É um processo pelo qual fungos ou bactérias (fermento) geram energia e produzem gás (CO2). Esses processo produz as bolhas encontradas nas bordas da pizza. Nas pizzas a fermentação começa na mistura da massa e termina no forno. De modo geral o fermento fica inibido em temperaturas muito baixas e morre em temperaturas muito altas. Pizza brasileira x Pizza napolitana. O tipo de pizza encontrado na maioria das pizzarias no Brasil possui uma fermentação de 1 a 4 horas normalmente. Essa é uma fermentação rápida. São usados 30g a 40g de fermento por Kg. Nas pizzas napolitanas, a fermentação vai de 6 a 48 horas podendo chegar 72horas. A quantidade de fermento é muito menor, 2g a 7g por Kg de farinha. Isso gera uma massa mais leve e aerada, com alvéolos muito maiores. O mesmo tende a acontecer com pães. Tanto num caso quanto no outro, apenas as bordas crescem...

Pizza Napolitana, o que é?

Para nós pizza napoletana (ou napolitana em portugês), é a pizza feita em Nápoli. Ponto! Vamos falar um pouco mais sobre isso, mas ela foi criada e só existe lá. Imagine um restaurante que faz feijoada no Japão. Por melhor que seja, será apenas um restaurante que tenta fazer a melhor feijoada fora do Brasil. Os ingredientes não são os mesmos, o sábado aqui, já é domingo lá (!). Pode ser a melhor feijoada fora do Brasil, feita por brasileiros, com ingredientes importados, apreciadas por brasileiros que moram lá, mas nunca será uma feijoada brasileira. Pizza napolitana é a mesma coisa, a farinha é de lá, o queijo, o tomate, a água, o sal, as pessoas, a água, o ar, os entorno. Então para nós, pizza napolitana, apenas em Nápoli. Isso não impede de fazermos o melhor aqui no Brasil para chegarmos os mais perto possível de lá. Por isso no Pellegrini nunca fazemos pizzas napolitanas, fazemos pizza de estilo napolitano. Tentamos o melhor sabendo que só chegaremos lá, no dia em que estive...